quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O que é Arte Modernista?


O conceito de arte moderna designa toda criatividade e produção artística que iniciou no fim do século XIX, e se estendeu até os anos de 1970. A arte modernista, segundo alguns estudiosos, “conversa” com todos os estilos dos demais movimentos artísticos, como forma de experimentar novas visões, porém no início do modernismo buscou uma negação a tudo que era anterior na arte.
A Arte moderna abrange o cubismo, o construtivismo, surrealismo, dadaísmo, suprematismo, neoplasticismo, futurismo, o expressionismo abstrato, o fauvismo, e a busca de várias referências afim de encontrar novidade, apesar da “colcha de retalhos” artística. Durante o advento da arte modernista, ocorreu o avanço da fotografia, que por sua vez libertou a pintura da obrigatoriedade realista documental.
A partir da década de 50, surgiu o expressionismo abstrato, o pop art e a arte mínima. Na década de 60, surgiram a arte da terra, a arte do desempenho, e no campo da fotografia surgiu o fotorealismo.
Utilizam recursos como cores vivas, figuras deformadas, cubos e cenas sem lógica.

Momento histórico da Arte Moderna


Após a primeira Semana da Arte Moderna, teve início a primeira fase modernista, que começou em 1922 e foi até 1930.
O Brasil vivia os últimos anos da República Velha e a economia mundial entrou em crise por causa da queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque.
O Modernismo não surgiu como um estilo passível a ser definido formalmente, mas como uma postura frente à história, como ansiedade de renovação artística cultural, social e política. O próprio grupo de artistas plásticos que aderira ao movimento não deixava de refletir a pluralidade e diversidade da vida brasileira.
Durante uma semana a cidade entrou em plena ebulição cultural, sob a inspiração de novas linguagens, de experiências artísticas, de uma liberdade criadora sem igual, com o conseqüente rompimento com o passado.

Artista Pablo Picasso


Nascido na cidade de Málaga, em 25 de outubro de 1881, Pablo Ruiz Picasso – pintor espanhol naturalizado francês – tornou-se um dos mestres das Artes Plásticas do século XX, pois era ainda escultor, artista gráfico e ceramista. Seu talento foi de certa forma herdado de seu pai, professor de desenho e eventualmente pintor, e não tardou a ser reconhecido logo no início, quando o artista tinha apenas quinze anos e, surpreendentemente, seu próprio ateliê.
Co-criador do Cubismo, ao lado de Georges Braque, pintor deu um passo decisivo na instituição de uma nova crença, a de que o produtor artístico deve sempre adicionar algo novo ao real, e não meramente reproduzi-lo.
Aos 87 anos, o artista ainda tem vigor suficiente para resgatar o estilo de sua juventude. Com fôlego invejável, ele produz em sete meses 347 gravuras, retomando temas como os do circo, das touradas, do teatro, do erotismo.
O pintor falece em 8 de abril de 1973, na cidade de Mougins, na França, aos 91 anos, legando ao planeta uma vasta herança artística, cultural e existencial.

Guernica (1937) - Exposto no Museu Rainha Sofia em Madri, Espanha.

Obra de dimensões gigantescas (3,50m x 8m),  “Guernica” foi pintada por Pablo Picasso em 1937, e retrata o massacre da cidade de Guernica, na Espanha, pelo poderio militar de Adolf Hitler durante a Guerra Civil Espanhola. Muitos consideram esta a maior obra-prima de Pablo Picasso



As Senhoritas de Avignon (1907): Exposta no Museu de Arte Moderna, Nova Iorque.

Representa um bordel na cidade de Avignon, onde cinco prostitutas se exibem ao observado, e traz distorções e planos fragmentados, além de uma perspectiva plural dos objetos



A Espera – Margot (1901):

Pablo Picasso pinta o tema na diagonal, entre uma área escura e outra de cor, composta de pequenas pinceladas verdes, vermelhas e amarelas. No centro, ressalta-se o vermelho puro e a pose ambígua da mulher retratada. Bastante presente a influência do neo-impressionismo.




O que é arte Pós-Moderna?


A arte pós-moderna ou pós-modernismo é definida por alguns pesquisadores como uma arte que surgiu e permanece por conta do capitalismo contemporâneo, que se estabeleceu após a queda do Muro de Berlim e conseqüente desmoronada do sistema socialista como uma forma de governo que pudesse ser sustentada pelos governos ao redor do mundo.
A pós-modernidade, sendo a vertente cultural da sociedade pós-industrial, interliga-se estreitamente com o fenômeno da globalização, uma vez que o consumismo pretende a inserção de todas as culturas num mecanismo único com difusão dos princípios estético-estilísticos através dos meios de comunicação e da indústria da cultura.
Sendo a pós-modernidade uma época de inovações técnicas, sociais, artísticas, literárias e políticas, entre outras, opõe-se naturalmente ao Modernismo ou à Modernidade, sendo que o declínio das vanguardas deste mesmo Modernismo marca a transição entre estes dois períodos.

Momento histórico da arte Pós-Moderna


Assim como as identidades sexuais, especialmente a identidade dos gays, a morte também foi um tema bastante dominante na arte pós-moderna.O homem branco, de classe média, os artistas pós-modernos, em particular as identidades étnicas, sexuais, femininas e ambientais, serviam a um tipo social dominante.

Artista Julian Schnabel


Nascido em 26 de outubro de 1951, pintor e realizador norte-americano, pai de Vito, Stella, Lola, Cy e Olmo é considerado um dos mais originais da sua geração. Julian cantava em uma banda de rock e chegou até mesmo gravar seu primeiro album. Estudou na Houston University, Texas, entre 1969 e 1973. Até que no fim de seus estudos mudou-se para Nova Iorque onde começou a frequentar o programa de estudos e independentes do Whitney Museum of American Art em 1973-1974 e decidiu ser pintor, fixando-se na cidade de origem (trabalhando também ao mesmo tempo como cozinheiro e taxista até 1976). Suas obras são mostradas pela primeira vez em 1975, durante uma exposição no Contemporary Arts Museum de Houston. Nessa altura viaja várias vezes até à Europa. A primeira exposição individual de Julian Schnabel em Nova Iorque acontece em 1979, na Mary Boone Gallery, tornando-o uma figura importante desse neoexpressionismo nova-iorquino. A participação, em 1980, na Bienal de Veneza dá-lhe uma notoriedade internacional e a presença na exposição da Royal Academy of Arts, em Londres.

O ÊXTASE DE SÃO FRANCISCO (1980)

St. Francis in Ecstasy (1980) traz a figura do santo acompanhada de um crânio, o esboço de um torso musculoso e cacos de pratos incrustados. Schnabel conta que a inspiração dos pratos começou numa visita a Barcelona, quando ficou atônito diante dos mosaicos de louça de Gaudi, no Parque Güell. De volta a Nova York, Schnabel foi ao exército da salvação comprar uma montanha de pratos e levou um bom tempo até dominar o tectonismo das peças e aprender a aplicá-las na tela.



O Mar – (1981) pintura a óleo e louças em madeira - Exposta na Galeria Saatchi


A morte da Moda – (1978) pintura a óleo, louças sobre tela e madeira - Exposta na Galeria Saatchi


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Trabalho Baseado nas Obras do Artista Giuseppe Arcimboldo

BOB'S DE CABELO FEITOS COM CANO DE PAPEL HIGIÊNICO:




Alunas: Jeniffer Raitz e Rebeca Basqueira
Modelo: Isadora Raitz

A Banhista de Valpinçon - Jean-Auguste Dominique Ingres



"A Banhista de Valpinçon"

Leitura de Imagem - A Banhista de Valpinçon

No trabalho "A Banhista de Valpinçon" de Jean-Auguste Dominique Ingres, podemos observar uma mulher, aparentemente nos seus 35 anos de idade, nua, sentada em uma cama. Apesar de conseguirmos ver tão pouco seu rosto, a pintura permite que possamos apreciar cada contorno e forma de seu corpo. Sua pele aparenta macia, suave e real. Com turbante na cabeça e um lençol cobrindo seu sexo, a banhista parece observar algo ou alguém com tranquilidade. As cores usadas são agradáveis,contrastando o verde musgo com o fundo claro da pintura. Sua sandália, jogada aos seus pés, tem a mesma cor dos detalhes de seu turbante.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Renascimento

- Iniciou-se entre fins do século XIV e meados do século XVI;
- Período da história européia que demostrou um grande interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte;
- Visavam o homem como o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade. Era chamado de antropocentrismo (homem no centro);
- A obra "Davi" de Michelangelo era a mais conhecida do Renascimento;
- O termo “Renascimento” foi empregado pela primeira vez em 1855, pelo historiador francês Jules Michelet, para referir-se ao “descobrimento do Mundo e do homem” no século XVI;
- O conhecimento, a inteligência e o dom artístico, são qualidades valorizadas no ser humano;
- O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo;
- A Itália é conhecida como o berço do Renascimento, pois foi lá, em cidades como Gênova, Veneza e Florença que passaram a acumular grandes riquezas provenientes do comércio. Os comerciantes mais ricos, chamados de macenas, começaram a investir nas artes, aumentando o desenvolvimento artístico e cultural;
- Alguns dos principais representantes do Renascimento foram: Giotto di Bondone, Michelangelo Buonarroti, Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli.

Imagens Renascimento


O nascimento de Vênus


Símbolo do Renascimento



"Davi" de Michelangelo

Maneirismo

- Junto ao renascimento clássico, desenvolve-se em Roma, do ano de 1520 até por volta de 1610, um movimento artístico afastado conscientemente do modelo da antiguidade clássica: o maneirismo;
- O maneirismo nada mais é do que uma conseqüência de um renascimento clássico que entra em decadência;
- Manifestou-se na pintura, escultura e arquitetura italiana, e se espalhou por toda a Europa e colônias da América e Oriente. Já na França, Portugal e Espanha, o maneirismo ficou conhecido como um estilo "quinhentista";
- Ficou caracterizado pela complexidade de suas formas, pela valorização e originalidade e pelas interpretações individuais;
- Uma das principais fontes de inspiração foram o espírito religioso bastante presente na época;
- Destaque-se em primeiro lugar na pintura, considerados os principais artistas: Bartolomeo Ammanati, Giorgio Vasari e Palladio.

Imagens Maneirismo


Trabalho de Giuseppe Arcimboldo


"Allegoria del trionfo di Venere", de Bronzino

"Ale

"La Deposizione", de Rosso e de Pontormo

Barroco

- O Barroco sucedeu o Renascimento, por conta da crise que teve como duas de suas causas, as imposições do catolicismo e divergências religiosas, abrangendo do final do século XVI ao final do século XVIII;
- Roma é a cidade mais atenta ao barroco. Tornou-se um centro internacional de produção e debates artísticos, e graças ao papado, de encomendas de obras de arte;
- Cálices com joias, tapeçarias com fios de ouro e espirais arquitetônicos são algumas das características extravagantes dos ascensões de líderes e governantes autocráticos que queriam se vangloriar de suas riquezas;
- Muitos acreditavam que o Barroco foi mais que um estilo artístico, mas sim todo um período histórico, uma nova maneira de entender o mundo;
- Podemos citar como principais artistas do barroco: o espanhol Velásquez, o italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, os holandeses Rembrandt e Vermeer e o flamengo Rubensf.

Imagens Barroco


Igrejas com decorações exageradas


Cortes reunidas (detalhe no tapete com fios de ouro)


As meninas - Velazquez

Rococó

- Desenvolveu-se no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715, após a morte de Luís XIV;
- A arquitetura rococó é marcada pela sensibilidade, que percebemos na distribuição dos ambientes interiores, valorizando um modo de vida individual e caprichoso;
- A palavra “rococó” é derivada do termo francês “rocaille” , referente à incrustação de conchas com vidros utilizada em grutas artificiais;
- O rococó não existe uma influência definida, por isso se torna tão sedutor e cativante;
- Cores claras, temas leves e sentimentais, delicadeza, sensualidade e graças são características fortes do Rococó;
- Surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa;
- Era conhecido também como "estilo da luz" por conta de seus edifícios com amplas aberturas e seu envolvimento com o século XVIII;
- As composições realizadas demostrando total liberdade e fantasia mesclam a sinuosidade das linhas com inspirações tiradas da natureza: pássaros e pequenos animais, plantas e flores delicadas e águas em cascata.
- Usavam muito de curvas e elementos decorativos, como  também conchas e laços.

Imagens Rococó


Maria Antonieta


O Beijo Roubado - Jean Honoré Fragonard


Festa do Amor - Jean Antoine Watteau

Neoclássico

- Surgiu em meados do século XVIII;
- O objetivo principal dos pintores neoclássicos era resgatar os valores da arte clássica; 
- Foi grande influência na arte e na cultura de todo o ocidente até o século XIX;
- Era contra os excessos e dramas do Barroco e Rococó;
- Tinha como influência o Iluminismo;
- Jacques-Louis David foi considerado o pintor da Revolução Francesa, mais tarde, tornou-se o pintor oficial do Império de Napoleão.

Imagens Neoclássico


As 3 graças - Eufrasina, Talia, Aglaia


Napoleão


Teseu vencendo Centauro

terça-feira, 2 de julho de 2013

Pietà Invertida – Ron Mueck


Leitura da imagem - Pietà Invertida


A obra representa uma imagem bastante dramática, retratando um homem de face triste, nos seus 45 anos aproximadamente, carregando em seus braços um senhor de idade, despido e aparentemente em óbito, imagem da qual nos remete bastante a obra Pietà do Mich. As cores usadas na obra de Ron Mueck são sombrias, cores de luto, destacando o cinza e grafite. A luz é apagada, sem vida. Parecem ser pai e filho, a juventude carregando a velhice e a vida de frente para a morte. Apesar de triste, admiro a escultura por ser de fato hiper-realista e por nos fazer lembrar, que de acordo com a ordem natural da vida, são os filhos quem deve enterrar seus pais e não o contrário.

Três Mundos (1955) - Escher


Leitura da imagem - Três Mundos


Observando a imagem, encontrei um mundo de vidas. A vida subaquática (representada pelo peixe),a superfície (representada pelas folhas que flutuam), e o ar (representado pelas árvores refletidas na água). A obra de Escher, chamada "Três Mundos" foi muito bem detalhada. Encontramos na imagem um pouco de solidão, de vazio, tudo representado em preto e branco. As árvores estão secas, sem flor, aparentemente sem muita vida. As folhas caídas sobre o lago e um único peixe que parece buscar a superfície com urgência. Uma obra bonita, porém, não mostra uma natureza feliz. Talvez retrate um pouco do que nossa natureza esteja sofrendo nos dias de hoje.

Babel (2006) - Cildo Meireles


Leitura da imagem - Babel


A obra representa uma torre feita por rádios de diversos tamanhos, formas, cores e épocas, desde os modelos mais antigos até alguns mais atuais. Criada por Cildo Meireles, a obra foi batizada com o nome de "Babel", contendo 5 metros de altura. Os jogos de luzes e o efeito sonoro, em que cada rádio toca em uma estação diferente, são alguns dos grandes detalhes e diferencial que a obra proporciona a quem tem a oportunidade de conhece-la. Algumas das cores que podemos observar são o azul, que predomina, e o amarelo, podendo nos transmitir algo harmonioso e alegre. Achei a obra um espetáculo e muito criativa, fazendo com que a música seja valorizada também no mundo da arte.

Grécia

- A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2.000 AC.
- Localiza-se na península Balcânica.
- Teatro, arquitetura, filosofia e artes plásticas foram algumas de suas influências.
- Os Jogos Olímpicos surgiram na cidade de Olímpia, em homenagem aos deuses.
- Somente homens podiam participar das competições, e teriam que estar nus.
- O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande  aceitação no Mar Mediterrâneo.
- A pintura era muito comum nos vasos, representavam pessoas em atividades diárias e cenas da mitologia Grega.
- A democracia Grega nasceu na cidade de Atenas.

Imagens da Grécia

Templo dos deuses
Homem nas olimpíadas 
Vasos artesanais com detalhe nas pinturas

Roma


- Surgiu por volta de 753 a 509 A.C.
- Foi e continua sendo umas das civilizações mais influentes que existiu.
- A criação de Roma é conhecidamente marcada pela lenda envolvendo os irmãos Rômulo e Remo.
- A Roma Antiga conheceu 3 formas de governo: Monarquia, República e Império.
- A arte romana apresentava esculturas do homem como ele realmente era, com traços originais, diferente da arte grega que tinha o homem como criatura perfeita.
- Os mosaicos eram muito utilizados em pinturas e decorações de casas e palácios, eram inspiradas especialmente a partir de temas mitológicos e paisagens com animais e pessoas.

Imagens de Roma

A conhecida lenda de Rômulo e Remo com a loba que os amamentou.
Batalhas no Coliseu
Moisaicos retratando humanos e animais

Idade Média


- Surgiu por volta do século V, com a queda do império romano.
- Chama-se idade média pois está entre o período clássico e o neo-clássico (renascimento, período neo-clássico). 
- Na arte e na arquitetura, percebia-se muita luz, mesmo sendo chamado de “idade das trevas”.
- Foi separada em 2 períodos: alta idade média e baixa idade média.
- A alta idade média ocorreu durante os séculos 5 a 10 D.C, formaram os feudos e o poder ficou nas mãos dos senhores feudais. 
- A baixa idade média ocorreu do século XIII ao XV e foi onde o feudalismo entrou em crise. 

Arte Medieval


Período Romântico:

- As obras retratavam personagens e cenas bíblicas.
- Assim como os castelos, as igrejas também passavam uma impressão de construção “pesada”.
- Criaram templos para cultos católicos.
- Como na época poucos sabiam ler, a igreja usou da arte para passar os conhecimentos da religião.
- A figura feminina e de crianças foram masculinizadas.

Imagem Período Romântico

Pintura em que retrata histórias Bíblicas.

Arte Medieval



Período Gótico:

Usavam muitas pontas tanto na arquitetura quanto na arte, para dar a sensação de estar mais próximo ao céu.
- Além da decoração, os vitrais serviam para iluminar as igrejas.
- As pinturas possuem bastante expressões emotivas e variedade de cores.
- Prevalece o realismo (criança com cara de criança e mulher com cara de mulher), diferente do Período - Romântico.
- Giotto Di Bondone é um dos primeiros artistas a utilizar técnicas que dão impressão de profundidade.

Imagens Período Gótico


Detalhe dos Vitrais utilizados além de decoração, como forma de iluminação nas igrejas.

Igreja estilo Gótica, com formas ponte agudas para se aproximar melhor do céu.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A ARTE E O DESIGN

Muitas pessoas ainda não saberão responder “Qual a relação entre arte e design?”, realmente é uma questão que gera muitas dúvidas, mas apesar de alguns detalhes coincidirem entre eles, uma coisa já foi bem esclarecida, Design não é Arte. O design vai muito além da inovação ou da inspiração, pois ele precisa apresentar também em seus projetos a funcionalidade e praticidade da criação. Um designer deve sempre se preocupar com a reação do público, e como o projeto vai ser aceito pelos futuros consumidores. Já na arte, um pintor não costuma se limitar de tal modo em suas obras, já que seu trabalho na maioria das vezes é criado através de seus sentimentos. Tanto na música, na pintura ou em outras formas de arte, podemos identificar o artista tentando representar algo que as vezes para nós, não significa nada, mas para ele, possui um enorme significado.

PRÉ-HISTÓRIA


Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.  

As narrativas humanas tiveram início com o aparecimento da escrita, uma vez que antes do surgimento dela o homem apenas rabiscava, desenhava, pintava, lascava, talhava ou esculpia. A História do homem começa, então, com o surgimento da escrita. 

PERÍODO PALEOLÍTICO SUPERIOR


Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada faz referência ao primeiro período da pré-história, que aconteceu há aproximadamente 2,5 milhões de anos a.C., em que o homem utilizava pedra lascada como principal arma de caça. Naquele período os homens eram nômades e caçadores-coletores, por isso precisavam estar sempre se deslocando para conseguir alimentos. 

Como eles não tinham ainda desenvolvido habilidade de criar suas próprias armas de caça, eles pegavam pedras pontudas e esfregavam-na no chão até que a ponta ficasse ainda mais fina e pudesse perfurar algum animal para matar e eles comerem. Eles utilizavam esta mesma técnica para transformar não só pedra mas também madeira e osso em armas de caça. 

Características Período Paleolítico

Pedras lascadas utilizadas como armas pelos homens pré-históricos.






Características Período Paleolítico

Nômade paleolítico usando artefato de pedra lascada.



Características Período Paleolítico

Escultura feita em pedra pelo homem paleolítico.



PERÍODO NEOLÍTICO

O Neolítico, também conhecido como a Idade da Pedra Nova ou Pedra Polida, foi o período do surgimento em técnicas agrícolas e da criação de animais. As sociedades deixaram de ser recolectoras e passaram a ser produtoras. 

O homem tornou-se sedentário. A cerâmica, a tecelagem, a cestaria e a moagem eram trabalhos artesanais feitos, quase sempre, pelas mulheres. Estas desempenhavam um papel muito importante nas comunidades neolitícas.  

Os homens se dedicavam à caça e as mulheres à agricultura e à educação das crianças.

Surgimento do Dólmen, Menir e Stonehenge.

Características Período Neolítico

As novas técnicas do Neolítico: moagem, cestaria e técnica da pedra polida.



Características Período Neolítico

As mulheres cuidavam da agricultura e das crianças na aldeia, enquanto os homens iam a caça.




Características Período Neolítico

Surgimento de Stonehenge, alinhamento megalítico da Idade do Bronze, localizado na planície de Salisbury, no Sul da Inglaterra.



MESOPOTÂMIA


Região povoada por uma grande diversidade de civilizações.

A Mesopotâmia era uma região que se localizava entre os rios Tigre e Eufrates no continente asiático, onde atualmente encontra-se o Iraque. Este fato deu origem ao seu nome, que significa “terra entre rios”.

A principal atividade econômica dos povos da Mesopotâmia era a agricultura, sendo os principais produtos o trigo, cevada, centeio e gergelim. A pecuária também era praticada na criação de bois, cavalos, porcos, carneiros. Outras atividades como o artesanato, pesca, caça, comercio, também eram realizados. 

Divisão da Mesopotãmia: Assíria (Norte) - menor população e Caldeia (Sul) - maior população.
Principais Povos: Assírios/Assíria; Caldeus/Caldeia; Babilônios/Caldeia; Sumerianos/Caldeia.

Imagens e mais algumas características da Mesopotâmia em vídeo.


ARQUITETURA MESOPOTÂMICA


O Zigurate de Ur foi construído para o deus da lua, Nanna, entre os anos de 2113 e 2096 a.C., e é um dos que se conservam em melhor estado, graças a Nabucodonosor II, cujo reinado durou entre 605 - 562 a.C., que ordenou sua reconstrução depois que os acádios o destruíram.



PRODUÇÃO ARTÍSTICA DOS SUMÉRIOS

Xilogravura e também trabalhos com relevo em barro dos Sumérios.





PRODUÇÃO ARTÍSTICA DOS ASSÍRIOS

Pazuzu, demônio assírio da febre, estatueta de bronze do século VII a.C. Dessas figuras assírio babilônicas provêm as representações judaico-cristã do diabo.





EGITO ANTIGO

A civilização egípcia desenvolveu-se às margens do Rio Nilo, ladeada pelos desertos da Arábia e da Líbia. As primeiras populações do Egito eram de origem camita, mas, lentamente, a dominação semita prevaleceu. As terras habitadas pelos egípcios ao longo do Nilo formaram pequenas comunidades dedicadas à agricultura. O Nilo dividia o Egito em Baixo Egito, no Norte; e Alto Egito, no Sul.

Os faraós, na civilização egípcia, principalmente no Antigo Império, eram considerados a encarnação dos deuses. Através dessa intermediação divina, detinham o poder absoluto, espiritual e temporal.

Nesse período as pirâmides de Gizé foram construídas. 

Imagens e mais algumas características do Egito Antigo em vídeo.


Pintura Egípcia

Em homenagem à esposa de Ramsés II, passagens do Livro dos Mortos decoram a tumba da rainha Nefertari. Em uma cena subseqüente, a deusa Nefites e Ísis olham como abutres por sobre a múmia da rainha, retratada.







Escultura Egípcia

A escultura representa o Busto da rainha Nerfertiti. Este busto foi executado por Tutmés, um dos escultores bastante importante no reino do faraó Akhenaton, no egípcio, por volta de 1340 a. C.





Esfinge de Gizé


As esfinges egípcias também eram uma bela forma arquitetônica. Geralmente existiam inúmeras esfinges que ficavam de ambos os lados das estradas que davam acesso aos templos. As esfinges mais comuns eram estátuas com corpo de leão e cabeça humana (geralmente de faraós).





Referências